sábado, 30 de junho de 2012

VÁRIOS RIOS POTIGUARES


1 – RIO PATAXÓ - ou Angicos, também conhecido por PATACHOCA. Curso de 120 quilômetros. Foz no sítio Cuó, do Rio Assu-Piranhas. Nasce de um olho d’água da Pedra Branca e de outro da Pedra Preta, nos massapês da Serra de Santa Rosa. No município de Angicos, começa na fazenda São Vicente, banhandoa cidade de Fernando Pedrosa, nas margens da BR 304 e as comunidades de Ipueira Funda, São José, Algodões, São Gonçalo, São Francisco, Favela, até chegar à cidade, onde passa a banhar as fazendas Santo Amaro, Maximaré, Santa Rita, Tapajoz, Pataxó, Bom Princípio, Pedra Branca; pelas margens direita, até penetrar o município, banha São Joaquim, São Miguel, Varzinha, Coração de Jesus, Fazenda Nova, Santo Antônio, espirito Santo, São Bento, Gurupá, Jatobá, Bonfim, Passagem, Mutambeira, Poço Comprido e Barra. Extremando aí com o município de Santana do Matos.
2 – RIO SALGADO ou Amargoso. Curso 126 quilômetros. Nasce nos Massapês de Santa Rosa, desce de sul a norte, atravessa todo o município de Angicos, passa nas fazendas Cacimba de Cima, pelo Sinal, Situação, Cachoeira, Santa Cruz, Boqueirão, Barrocas, Pedra Grande, Poço de Teles, Curralinho, onde encontra, pela direita, com o Rio das Almas e percorre Umari, município de Afonso Bezerra, Jacumã, (aqui, pela esquerda, desemboca o rio Salgadinho) JUAZEIRO, Barro Vermelho barra do Rio Gaspar Lopes), Canafistula, entrando aí no município de Macau. Passa, então, por Mulungu, Água Nova, Várzea Cercada e Amargoso, cujo nome guarda até fazer barra no braço mais oriental do Rio Assu-Piranhas.
3 – RIO DAS IPOEIRAS. Curso 60 quilômetros. Nasce nos serrotes de Santa Maria, corre de sudeste a nordeste, para desembocar no rio Angicos, pela margem direita, confrontando a fazenda São José, depois debanhar as fazendas Bela Vista, São Miguel, Triunfo, Pereiros, Cajueiros, Paraiso e Itamarati
4 – RIO GASPAR LOPES, município de Angicos. Curso 60 quilômetros. Afluente importante do Rio Salgado. Nasce em Malhada de Boi (Serra do Lombo) e vai fazer barra em Barro Vermelho, depois de banhar, de nascente a poente, a princípiocom o nome de José Soares, as fazendas Campo Alegres, arábias, Garranchos, São Paulo, Gaspar Lopes, São Pedro, Estribo, Barra, Cantinhos e Cura.
5 – RIO DAS ALMAS – Nasce nas quebradas da Serra Queimadas, e faz barra em Curralinho, no Rio Salgado, banhando Bom Sucesso, Conceição, Belo Monte, Feijão, Almas, Cupim, Nicácio, Espinheiro e Duas Bocas.
6 – RIO SALGADINHO, município de Angicos, com 36 quilômetros de distância. Afluentes do Rio Gaspar Lopes. Nasce na serra do Lombo, no município de Angicos, e banha Agudinhas, Pau de Leite, Boa Vista, Poço Doce,, Bentinhos, Serra Aguda, Santa Rita, Logradouro, Catingueira Alto das Ameixas e São Pedro. Faz barra em São Pedro, no rio GasparLopes
7 – RIO FARIAS, no município de Angicos, com 30 quilômetros de distância. Nasce nos cabeços Fechados de Manoel Leão e banha Maritacaca. Situação, Farias, Manoel Jorge, entrando à direita, acima do sitio Santa Rita, no Rio Salgado.

8 – RIO CANIVETE, município de Angicos, com 90 quilômetros de distância. Banha várias comunidades e desagua no sítio Arapuá.
Esse rio tem os seguintes afluentes:
1 – Tapera, com 90 quilômetros.
2 – Timão, com 6 quilômetros
3 – São Romão, com 12 quilômetros.
4 – Pedro Barbosa, com 90 quilômetros.
5 – Jaburú, com 54 quilômetros,
6 – Araújo, com 6 quilômetros
7 – Canivetinho, com 10 quilômetros
8 – Pedra Preta, com 60 quilômetros,
9 – Serrote vermelho, com 16 quilômetros
10 – RIO UMARI – Nasce na Serra de Martins. Seu curso é de 70 quilômetros e é o principal afluente do Rio Mossoró-Apodi, onde deságua, no sítio Juazeiro, no município de Apodi.
11 – RIO CURIMATAÚ, nasce no Estado da Paraíba, passando no município de Nova Cruz-RN e separando Nova Cruz do Alto de Santa Luzia.
       Aproximando-se de Nova Cruz, recebe as águas do Rio Bujari, o qual nasce na Paraíba e do Rio Calabouço que nasce no Estado do Rio Grande do Norte e desagua no Rio Bujari. Ambos desaguam no Rio Curimataú, próximo à ponte Engenheiro Bittencourt, atravessando a cidade de Nova Cruz no sentido Sudeste-Nordeste.
O Rio Curimataú em período de inverno sempre é transbordado pelas enchentes provocadas pelas chuvas, mas em período de verão as águas “que afugentam”. Assim o Rio Curimataú fica no verão apenas com águas em algumas partes caracterizando como um rio temporário.
12 – RIO CABLOCO, no município de Nova Cruz, nasce no Estado da Paraíba e desagua no Rio Bujari. Ambos desembocam no Rio Curimataú
14 - RIO DO JUNCO -Nasce na Fazenda Bolívia, no município de Caraúbas, com o nome de RIACHO DO REMÉDIO e seu percurso é o seguinte: Passa na Fazenda Tirol, onde se junta com Córrego das Bolas; na Fazenda Pitombeira, onde se junta com o Riacho da Dominga; segue rumo ao leste-nordeste e mais adiante se junta com o Riacho da Fazenda Junquilio, onde recebe o nome de RIACHO DO JUNCO; passa no sítio Bela Vista, onde se junta com o Riacho Santo Antônio, em seguida atravessa uma parte do município até o sítio Morada Nova, onde entra no município de Campo Grande
15 – RIO DO CARMOOU UPANEMA. Nasce na Serra do Lima, no município de Patu-RN, atravessa os municípios de Campo Grande, Triunfo Potiguar, Messias Targino, Janduís, passando pelo Poço Verde e desemboca no Rio Mossoró-Apodi, no município de Mossoró
14 – RIODOS CAVALOS, no município de Assu, afluente do Rio Assu-Piranhas.
16- RIO PARAÚ, afluente do Rio Assu-Piranhas, nasce na Serra João do Vale, no município de Campo Grande e desagua no Rio Mossoró
17 – RIO MULATO– Nasce noSítio Rajada, município de Almino Afonso, e seu itinerário é  o seguinte: atravessa os município de Rafael Godeiro, Patu, Olho D’Água do Borges, Caraúbas, entra no município de Felipe Guerra e deságua no Rio Apodi-Mossoró. Sua extensão é de aproximadamente 80 Km, recebe vários nomes como RIO PAULISTA, desde de sua nascente até o  Tourão, de Patu até a Fazenda Timbaúba, Rio Timbaúba da Fazenda do mesmo nome até a Fazenda Diamantina e RIO MULATO, da Fazenda Diamantina até onde deságua, no Rio Apodi-Mossoró.
        No seu percurso abastece cinco açudes: PAULISTA, abaixo da cidade de Patu, 3 KM, o qual abastece a mesma; do TOURÃO que também abastece Patu; BELA FLOR; do MULATO e o de APANHA-PEIXE. Somente no município de Caraúbas enche 5 açudes particulares: 02 açudes na Fazenda Timbaúba, 0l na Fazenda Diamantina, 0l da Fazenda Baluarte e uma barragem na Fazenda Fortaleza.
        O seu principal afluente é o Córrego do Perceiro, que nasce no pé de Serra da Arara e enche 3 açudes: o do Curumins; da Londrina e o da Califórnia. Mais adiante se junta com o Rio Timbaúba, próximo da Diamantina.
18 – RIO SABE MUITO – Nasce na Fazenda Riacho Fechado, próximo ao limite do município de Caraúbas com Olho D’água do Borges, e seu itinerário é o seguinte; Atravessa todo o município de Caraúbas, se junta com o Rio Mulato, no açude Apanha Peixe, entra no município de Felipe Guerra e deságua no Rio Apodi-Mossoró.
FONTE: 1 -   LIVRO NOVA CRUZ RETRARO DE UMA HISTÓRIA, DE PEDRO MARINHO DA SILVA; 2 HISTÓRIA DE CARAÚBAS, DE AGOSTINHO GOMES DE OLIVEIRA; 3 ANGICOS, DE ALUÍSIO ALVES, 4 PAU DOS FERROS, DE JOSÉ JÁCOME BARRETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUIVO DO LINK RIOS, RIACHOS E CÓRREGOS POTIGUARES